Miriam Stumpf escreve...: Vamos começar um jardim de ervas aromáticas?

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vamos começar um jardim de ervas aromáticas?




   As ervas aromáticas fazem parte da história da Humanidade,temperando sua comida,aromatizando seus ambientes, purificando sua mente,tratando suas enfermidades. O homem moderno havia esquecido seus benefícios,mas com a conscientização universal passou a considerar novamente essencial o uso destas plantas que eram consideradas mágicas pelos antigos.

   Para temperar seus pratos do dia a dia ou para requintadas iguarias, as ervas aromáticas sempre têm seu lugar na mesa. Cultivar em casa, sem grandes dificuldades, é ter à mão aquele temperinho que faz a diferença da receita.Para tanto,bastam alguns vasos ou jardineiras com um substrato rico em matéria orgânica, como o húmus de minhoca. Tapar os furos de drenagem com manta geotêxtil, daquelas usadas para filtros de ar, colocar um pouco de areia por cima e adicionar o substrato até o meio do vaso. Arrumar no recipiente as plantas escolhidas, colocar mais substrato, apertando levemente a muda para fixá-la. Regar para fornecer umidade e para que a terra de cultivo fique bem aderente à muda. Realizar a adubação de reposição todo o mês, colocando um pouco de adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10 dissolvida na água e regar somente o substrato, garantindo assim mais tempo de colheita das ervas.

   Ervas aromáticas necessitam de sol, pelo menos umas 3 horas por dia, senão seu desenvolvimento será prejudicado.Uma janela onde tenha bastante luz ou uma sacada, para quem mora em apartamento, resolve o problema.

   Sugerimos algumas ervas para quem vai se iniciar no cultivo de temperos: alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, orégano e tomilho. A salsa é uma planta que apresenta alelopatia com outras plantas, isto é, sua proximidade não permite um bom desenvolvimento de folhagem ou florescimento. Colocá-la sozinha num vaso mais profundo é a solução.

Um comentário:

  1. Puxa, Miriam, gostei de sabe sobre a salsa e já vou fazer a mudança da minha para um vaso.
    Esse post veio bem na hora, já que estou refazendo minhas jardineiras de aromáticos.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir