Miriam Stumpf escreve...: Controle de pragas (2)

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Controle de pragas (2)

Para controlar as pragas de horta, não podemos usar os mesmos chás defensivos das ornamentais. Para hortaliças de folhas como alface e couve, chá de dentes de alho com folhas de tomateiro e pimenta vermelha, ajuda a controlar os pulgões e não será preciso esperar pelo menos 15 dias para consumir.
   É muito conhecido o sulfato de nicotina, oriundo da infusão com cigarros ou fumo de rolo deixado de molho  na água por 24 horas, coado e empregue. Combate cochonilhas e pulgões, mas não deve empregar em hortaliças .
   A cochonilha prende-se à planta e alimenta-se da seiva, liberando uma substância adocicada que a formiga preta, ou formiga-louca aproveita. Elas tem uma relação de ajuda mútua, a formiga oferece proteção contra outros insetos e a cochonilha fornece o suco para a formiga. Acabar só com a cochonilha não resolve, é preciso acabar com a formiga, com veneno aplicado em suas passagens ou tocas, do tipo piretróide. Aparece em plantas com cochonilha um fungo preto, que  se espalha sobre as folhas desenvolvido sobre as substâncias excretadas pelo inseto. Água com cal ou sabão em barra bem diluídos, aplicada com aspersor ajuda a eliminar o fungo. Não usar esta técnica com sol para não queimar as folhas,nem antes de chuva.
   Manusear venenos, mesmo de plantas é tarefa a ser feita com luvas de borracha, cuidando olhos e rosto. Não usar utensílios de cozinha nem fumar são regras fundamentais. A aplicação não deve ser feita em dias de vento e nem antes ou após chuvas, que irá diluir o efeito dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário