Miriam Stumpf escreve...: Flores comestíveis

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Flores comestíveis

Desde tempos antigos as flores têm sido objeto de admiração por todos. A experimentação de seu gosto levou à descoberta de que algumas flores podem ser comestíveis. E como sabemos se ela pode ser usada em receitas? Primeiro, a planta não deve ser tóxica ou venenosa. Quase sempre as flores não tem alcalóides nem venenos, mas algumas contêm substâncias que podem ser perigosas se ingeridas.O pólen,
na verdade, é que é o problema. Pessoas alérgicas a pólen, podem apresentar reações sensibilizantes de pele e respiração
As flores devem ser oriundas de cultivos orgânicos, isto é, não devem ter recebido nenhum defensivo agrícola, termo técnico para veneno. Aquelas flores cultivadas em casa, onde todos os insetos passeiam (e se banqueteiam), podem ser consumidas, desde que seja obedecida a retirada do pólen.
Um dos mercados com potencial de expansão está na produção de flores para consumo humano, com comercialização para supermercados, confeitarias, restaurantes e delicatessen, a demanda poderá tornar-se crescente se houver maior divulgação e interesse dos produtores.

Para maiores informações sobre como produzir, quais as plantas poderemos utilizar, leia no livro Guia de produção para plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis de minha autoria.
Contato: www.cattleya.com.br

Um comentário:

  1. Miriam,
    Já fiz alguns posts falando das flores comestíveis.
    Participei de um workshop, onde todos os pratos foram feitos com Hemerocallis, salada, sopa, prato principal, sobremesa e sorvete. Foi lá na Agrícola da Ilha, não sei se você conhece.
    Bjs. É um lugar muito aprazível.

    ResponderExcluir