Miriam Stumpf escreve...: As flores no jardim

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

sábado, 9 de outubro de 2010

As flores no jardim





A flor tem uma missão específica para a planta, serve para a reprodução da espécie, propagação de matrizes.Suas formas, coloração e truques são de fascinante estudo.Algumas orquídeas se parecem com fêmeas de insetos polinizadores, flores tem rastos luminosos que são vistos somente pelos olhos dos insetos e ficam visíveis para nós com luz ultravioleta, indicando uma pista de pouso para o inseto que vem à busca do néctar.Outras atraem com odores de glândulas especiais,indicando a presença de néctar e o inseto ou pássaro recebe seu alimento e em troca leva o pólen a outra flor, realizando o casamento necessário para a produção de frutos e portanto de sementes, para a muitiplicação da espécie.É o órgão sexual da planta, com partes femininas(ovário) e masculinas(anteras com pólen), por vezes na mesma flor(hermafrodita), por vêzes em flores diferentes mas na mesma planta(monóica) e também flores femininas e masculinas em plantas diferentes(dióica).
O Homem encantou-se com a beleza das flores e trouxe plantas para junto de sua morada e começou a cultivar. Elas produzem suas flores em determinada época do ano e poucas são as que produzem continuamente ao longo das estações.A flor é um bônus, o prêmio da planta ao jardineiro que cuida da muda fielmente durante o ano, preparando o espetáculo da florada para encantar a todos. A primavera parece trazer a movimentação geral no jardim, as flores trazem o colorido, os insetos e pássaros realizam seu balê da estação e tudo se renova.
É preciso compreender o sentido das estações e apreciar o jardim em todas etapas que atravessa durante o ano. Planejando a partir do conhecimento de como se comportam as plantas e suas flores, poderemos elaborar um projeto onde haja flores o ano todo.
Foto: Neomarica coerulea

Nenhum comentário:

Postar um comentário