Idéias, reportagens, textos sobre plantas, jardinagem, paisagismo, sustentabilidade.
Benvindos!
Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Presente de Natal
Laelia purpurata, uma das orquídeas mais lindas do meu acervo. Meu presente todos os Natais. Sua cor e seu perfume são inigualáveis. O interessante de cultivar orquídeas é que ao se aproximar a data do florescimento de cada muda, ficamos ao seu redor, aguardando para ver a emissão do primeiro botão, a abertura da primeira flor. O jardim fica mais bonito e perfumado...Muito bom!
domingo, 4 de dezembro de 2011
Rhododendron smirnovi
Rhododendron smirnovi, a azaléia de flores em buquês. Pouco cultivada ainda em paisagismo, adequada a regiões mais frias do país. É um arbusto de grande porte e seu florescimento é na primavera, após o das azaléias que conhecemos (Rhododendron simsii). Apropriado para grandes espaços, pode chegar a 2,0 m de altura e tem grande diâmetro de copa. A cor de suas flores combina com plantas de flores em rosa mais forte ou brancas.
sábado, 3 de dezembro de 2011
O louro
Laurus nobilis, o loureiro. Além de participar de deliciosas receitas para aromatizar carnes, peixes e o brasileiríssimo feijão, o louro é considerado medicinal, para chás terapêuticos como estimulante do apetite, para cólicas e flatulência. O óleo essencial é extraído das folhas por pressão a frio e contém lineol, cânfora, geraniol e ácidos graxos, entre outros elementos.
Da história: por sementes encontradas em Pompéia foi possível estabelecer a data da catástrofe que se abateu sobre o local e seus habitantes. Como o florescimento do loureiro é na primavera e os frutos surgem no mês de novembro, sabe-se que foi neste mês no ano de 79 AC que a cidade foi arrasada.
Da história: por sementes encontradas em Pompéia foi possível estabelecer a data da catástrofe que se abateu sobre o local e seus habitantes. Como o florescimento do loureiro é na primavera e os frutos surgem no mês de novembro, sabe-se que foi neste mês no ano de 79 AC que a cidade foi arrasada.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Lavanda
Lanvandula stoechas, a lavanda espanhola é uma das mais bonitas para a ornamentação de jardins. Flores cor de violeta, pequenas, reunidas em inflorescência do tipo espiga, com um grupo de brácteas coloridas na ponta como um cocar. Além disto é também uma das espécies que são matéria prima para extração do óleo essencial de lavanda usado em perfumaria e fitoterápicos. Este óleo tem uma série de propriedades medicinais também, como o uso no tratamento de dores musculares, enxaquecas,etc..
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Óleo essencial de rosas
Além de bela e apreciada por todos a rosa é também base para perfumes. O óleo essencial de rosas é um dos mais caros do mundo, extraído pelo método da enfleurage.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Tropaeolum majus, uma flor comestível
Chaguinha, capuchinha são os nomes populares desta planta simpática. Da Família Tropaeolaceae, originária da América do Sul, cresce espontânea em terrenos baldios. Quando cultivada em canteiros tende a invadir todo o espaço, sufocando plantas vizinhas. Cultivada em jardineiras e vasos altos tem belo visual ornametal.
A chaguinha está entre as plantas consideradas como comestíveis. Tanto as flores como os frutos podem ser consumidos em saladas ou para ornamentar pratos de primavera-verão. Seu sabor é pungente e levemente ácido com um fundo amargo, o que nem todos apreciam. Os frutos são redondos, sulcados e carnosos e quando colocados em salmoura se transformam em picles, podendo imitar as alcaparras.
Quando produzidas em escala comercial seu cultivo deverá ser totalmente orgânico e o produtor necessita de uma embalagem de apresentação adequada para este produto perecível. A produção de flores comestíveis é um bom nicho de mercado ainda esperando ser explorado.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Bauhinia forticata
Bauhinia forticata, pata-de-vaca, árvore que produz matéria prima para fitoterápico para reduzir a glicemia. Material de interesse para pesquisas e estudos em andamento. As plantas brasileiras têm grande potencial fitoterápico, num mercado cada vez mais voltado para o uso de remédios homeopáticos. A produção e comercialização dos produtos poderá ser uma fonte de renda extra para agricultores e suas famílias.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
As plantas medicinais e aromáticas fazem parte da vida de todos, do orégano para a pizza até o perfume que nos envolve. O livro Guia de Produção para plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis tem descrição das plantas com fotos e desenhos (como este do jasmim usado para perfumes), técnicas de produção, colheita, armazenamento e óleos essenciais, propiciando o cultivo, seja de forma caseira ou comercial, visando o uso de fitoterápicos, condimentos ou cosmético. Leia no tópico especial neste blog ou visite a página da empresa em http://www.cattleya.com.br
Divulgação
A empresa Cattleya, Assessoria e Consultoria Agronômica Ltda. realiza projetos sustentáveis para jardins de empresas, particulares e condominiais, com a inserção de plantas nativas e práticas de conservação do solo que propiciam melhoria ao meio ambiente. Também são oferecidas consultorias para espécies ornamentais para paisagismo, revegetação de matas ciliares e recuperação vegetal de áreas degradadas.
Arbusto nativo para o paisagismo
Tibouchina granulosa, arbusto nativo de grande efeito paisagístico, inclusive para cultivo no litoral.Suas flores em violeta propiciam combinações com arbustos de flores brancas ou lavanda.Não exigente em solo, mas necessita de muito sol. Florescimento mais intenso no outono.
domingo, 2 de outubro de 2011
Primavera, hora de renovar o jardim!
Primavera, hora de renovar o jardim, alimentar as plantas, garimpar novas mudas. Planejar novo recanto. A ambiência agradável de um jardim é feita planejando cada detalhe, coordenando as plantas para o visual seja bonito,sim, mas que elas se harmonizem em luminosidade e necessidade hídrica. Estudar cada planta, do que necessita e depois combiná-las com outras. E depois, pareciar o resultado!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Mensagem de primavera
A primavera se instala com seus perfumes, brisas e flores por todos os lados.Permita-se se apaixonar de novo por seu amor, percorrer novos caminhos, aventurar-se a novas descobertas, ler um novo livro, rodear-se de flores.
domingo, 28 de agosto de 2011
Curso de Plantas Aromáticas e medicinais
para fins fitoterápicos, cosméticos e alimentícios
As plantas aromáticas e medicinais estão presentes na história da Humanidade. Há milênios são usadas com o fim de tratar, condimentar os alimentos e perfumar a vida das pessoas nos mais diversos cantos da Terra. Estudar estas plantas na sua forma, cultivo e potencial fitoterápico, alimentício e cosmético pode incentivar seu cultivo e agregar valor ao trabalho do profissional.
Objetivos do curso
Apresentar o universo das plantas aromáticas e medicinais no Brasil e no mundo, seu potencial fitoterápico, cosmético e alimentício e a utilidade de seus ingredientes ativos. Noções sobre óleos essenciais e tipos de extração. Cultivo orgânico de medicinais e aromáticas para produção caseira ou comercial em canteiros e vasos, descrevendo técnicas de plantio, inclusive o preparo de composto orgânico caseiro propiciando ao aluno a chance de cultivá-las em casa, mesmo em espaço limitado. Flores comestíveis: tipos, modo de cultivo e comercialização. Aulas teóricas e práticas.
Curso de Plantas medicinais e aromáticas para fins fitoterápicos, cosméticos e alimentícios
Ministrante: Miriam R.Stumpf Morelli, Engenheira agrônoma
Data: 21-22-28-29 de outubro e 4-5 de novembro de 2011
Horário: Sextas-feiras das 19:15 - 22:15 horas, sábados das 9-12:00 horas
Endereço: Centro de Ciências da Saúde- Av.Unisinos,950 São Leopoldo
Informações: Informações Unisinos fone 51-3591 1122 ou pelo email: comercial@unisinos.br
Inscrições : www.unisinos.br/extensao/saude Data limite de inscrição: 18/10/2011
Assinar:
Postagens (Atom)