Miriam Stumpf escreve...: 2012

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Livro jardins sustentáveis

Jardins sustentáveis
Livro de Miriam R.Stumpf Morelli

A sustentabilidade tem sido muito estudada e discutida na área de engenharia e arquitetura moderna. Sua aplicação envolvediversas técnicas e tem sido um grande sucesso de empreendimentos
arquitetônicos. Na área de ajardinamentos, no entanto, o assunto é ainda pouco difundido. O planejamento de áreas permeáveis urbanas pode adotar os critérios de sustentabilidade que podem ajudar a tornar a vida na cidade mais agradável, diminuindo a poluição, promovendo a melhoria do meio ambiente, a diminuição dos impactos ambientais e a mitigação de problemas urbanos. Os jardins sustentáveis são um desafioà criatividade do paisagista, com a inserção de plantas nativas para criar belos espaços ornamentados com plantas. 

Neste livro analisamos as formas de promover melhorias de problemas como ar poluído, água, ruído e erosão com a inserção de vegetação adequada a cada caso. São abordados também diversos temas, como preparo do solo, plantio, poda, adubação e manutenção de jardins, indispensáveis para quem aprecia e trabalha com plantas, seja oengenheiro agrônomo, o arquiteto, o paisagista e a dona de casa que aprecia jardinagem.
Lançamento do livro Jardins sustentáveis na 58a. Feira do Livro de Porto Alegre
Palestra dia 8/11/12 no Espaço Cultural Santander na Praça da Alfândega.
Textos: Miriam R.Stumpf Morelli
Fotos: Oscar Poliesti Teixeira 
Gráficos e desenhos: Helena Stumpf Morelli
Editora Rígel

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Margaridas

Osteospermum ecklonis, a margarida-do cabo, é uma herbácea perene com rizomas e altura até 80 cm, formando densas touceiras. Floresce continuamente e suporta chuvas, frio e ventos.Suas flores combinam com qualquer outra e com vegetações coloridas também. Recomendo.

Amor-perfeito

Viola tricolor, o amor-perfeito amado por todos. Sua floração já está quase findando, então vamos aproveitar para apreciar. Canteiros, vasos e jardineiras, qualquer que seja o tamanho, desde que possamos cultivar ao sol, sempre poderemos brindar os dias cinzentos de inverno e a chegada da primavera com suas flores.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Forração para meia sombra

Maranta leuconera, uma planta rasteira nativa excelente para forração em espaços à meia sombra.Sua propagação é muito simples, por estaquia de talos com raízes. Suas flores brancas não são o atrativo principal, mas dão um toque alegre e claro durante o verão.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Inverno e novas idéias

Inverno
As folhas já caíram, ficou a imagem colorida do liquidambar. Breve estará novamente de roupagem nova. O inverno é uma estação interessante e instrospectiva, onde o frio que nos faz buscar abrigo em casa também produz o início da germinação das sementes de novas idéias para espalhar na primavera...

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Paisagismo sustentável

Butia capitata, nosso butiazeiro, palmeira nativa brasileira.
Seus frutos são comestíveis, atrativos para humanos, pássaros e outros animais selvagens. Muito procurado por paisagistas, esta palmeira é preservada e somente produtores certificados podem fornecer mudas a partir de sementes, a retirada de exemplares das matas e campos não é permitida.
Estamos participando nossa página no Facebook, esperamos todos lá.http://www.facebook.com/pages/Cattleya-Assessoria-e-Consultoria-Agron%C3%B4mica/248986351874376

domingo, 3 de junho de 2012

Paisagismo sustentável


Projetos de paisagismo que têm mais de 70% de plantas nativas podem ser considerados de caráter sustentável. É altamente relevante que os restantes 30% de plantas produzam benefícios para aves e insetos benéficos, como no caso de frutinhos e sementes ou néctar durante o ano todo.
Pensar que paisagismo sustentável é apenas para tornar os espaços com maior valor imobiliário devido ao nome sustentável estar sendo usado para atrair consumidores é desconhecer as principais regras, entre as quais cito:
1. Uso de plantas nativas para a não descaracterização do acervo da vegetação da região;
2. Melhoria das condições de fertilidade do solo, com práticas adequadas como a compostagem de materiais orgânicos que são descartados para os lixões. Esta contribuição vai além do portão do jardim, pois contribui para todo o meio ambiente da cidade;
3. Uso de práticas de conservação do solo com forrações adequadas a cada caso, evitando a perda por lixiviação;
3. Uso de forrações substituindo mais de 50% de áreas com grama, diminuindo a manutenção e a quantidade de água potável usada para regar a grama;
4. Uso de florações dispersas ao longo do ano, com produção de néctar e frutinhos para pássaros e insetos;
5. Uso racional da água com irrigação controlada. Uso de água da chuva para regas do jardim.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O paisagismo sustentável é feito com critérios que propiciam a melhoria do meio ambiente urbano e possibilita não só incremento de beleza, mas incentiva a biodiversidade e preservação do solo e da vegetação nativa. Estaremos a partir de 3 a 25 de agosto na Unisinos de S.Leopoldo com o curso Paisagismo moderno e sustentável, veja no seguinte link http://www.unisinos.br/formacao-profissional-e-complementar/curso/EX115683/EX115683-07609/620/apresentacao

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estamos iniciando a divulgação  para a segunda turma deste ano do Curso de jardinagem e paisagismo sustentáveis. Em Porto Alegre, turma pequena.Segundas das 8-12 horas, 48 horas de curso. De 6 de agosto a 22 de outubro. Inscrições abertas. No seguinte link www.cattleya.com.br encontrará as demais informações. É uma oportunidade que só se repetirá em 2013, então aproveite! Para quem aprecia plantas e não sabe cuidar, para quem deseja ter uma produção de ornamentais, para quem quer montar seu próprio negócio. O curso é ministrado por Engenheira agrônoma que trabalha em projetos de paisagismo e escreve também sobre ornamentais.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Guia de produção


Livro: Guia de produção para plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis.
Descrição, modo de cultivo e elementos de interesse farmacológico, cosmético e culinário. São abordados de forma simples e clara, para uso em produção, pesquisa ou uso caseiro. Veja mais em www.cattleya.com.br Contato: cattleya.consultoria@com.br

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os dias se tornam mais frios e com menor luminosidade neste canto sul do país. As pessoas tendem a ficar instrospectivas e não andar pelo jardim. A hora é de recolher as folhas, tarefa ingrata que poderá ser alegre, encarando como uma prévia à produção de flores a partir da estação seguinte. Tudo no jardim dos pássaros às plantas adormecidas no seu sono de beleza entram em repouso.

sábado, 21 de abril de 2012

Os verdes no paisagismo

A vegetação de cor verde tem muitas nuances de tons claros a escuros, incluindo as plantas de folhas variegadas em branco, creme e semi-tons de verde. São a base da decoração de um espaço, onde a cor de folhagens será introduzida para causar efeitos visual e pontos focais em cada recanto. As flores são presentes e sua permanência quase sempre efêmera e sazonal apenas deve ser combinada com outras flores presentes na mesma ocasião. Contraste ou semi-tons de cores, a combinação deve ser pensada antes no projeto. Assim teremos harmonia e um jardim agradável. 

sexta-feira, 30 de março de 2012

Outono

O outono chega ao Sul, com suas tardes douradas e temperaturas mais amenas. O por-do-sol fica bonito em tons de dourado e alaranjados, estimulando fotografias e pinturas. No jardim as plantas estão ainda cheias de flores, mas algumas em breve entrarão em dormência no seu sono de beleza para acordar lá para a primavera. Hora de juntar folhas, tarefa ingrata e necessária que todo o jardineiro faz resmungando. Já não se necessita cortar grama na mesma  frequência que no verão, o que é uma coisa boa. Vamos arejar os canteiros, recolher as folhas e apreciar este merecido descanso. Breve as tarefas de poda, adubação e reenvasamento nos deixarão mais ocupados que formigas antes da chuva.
Justo sentar com um bom livro, rever amigos, escutar uma música. Merecemos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Curso de Paisagismo moderno e sustentável, conceitos e soluções para problemas urbanos, paisagismo com plantas nativas, propiciando melhoria do meio ambiente. É um novo conceito para jardins. 
Unisinos de S.Leopoldo RS.
Datas: 7 a 29 de maio/12 segundas e terças das 19:15 h-22:15:00h em Porto Alegre,Escola de design da Unisinos na Rua Luiz Manoel Gonzaga 744 Bairro Três Figueiras.
           3-25 de agosto/12, sextas à noite 19:15 h-22:15:00h e sábados pela manhã das 9-12:00h na Unisinos em S.Leopoldo.
Contato: atendimento@uniinso.br ou fone (51) 35911200

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Plantar mudas e cuidar do jardim são tarefas de jardinagem que propiciam muito prazer. Arranjos de plantas em vasos, comemorativas ou apenas para enfeitar a casa podem ser feitos respeitando as necessidades de cada planta em luminosidade, nutrientes e regas. Se quiser aprender sobre como cuidar das plantas venha fazer nosso Curso de Jardinagem e Paisagismo. Veja em www.cattleya.com.br/cursos

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

   O paisagismo de jardins condominiais e empresariais deve ser projetado em função do efeito cênico dos espaços. A determinação de plantas adequadas em condições de luz e necessidades semelhantes deve ser combinada com a funcionalidade de cada recanto, visando a harmonia e beleza do local. A empresa Cattleya, Assessoria e Consultoria Agronômica Ltda. oferece projetos de ajardinamentos com critérios de sustentabilidade e melhoria do ambiente dos espaços urbanos.Contatar www.cattleya.com.br

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Óleos essenciais

Óleos essenciais- são produtos de grande interesse pelos laboratórios de cosmética, perfumaria e fiterápicos e indústria de alimentos. Movimentam grande mercado e constituem para alguns países grande fonte de renda. O óleo essencial é um produto de glândulas vegetais contidas em pelos, bolsas, no lenho, cálices, raízes e e sementes. É uma composição complexa de 50 a 300 elementos voláteis constituídos principalmente de terpenóides, hidrocarbonetos, fenóis, ésteres, cetona e outros. São matéria-prima para a fabricação de remédios, alimentos, perfumaria, cosmética.
A foto: Origanum vulgare, o velho e conhecido orégano das pizzas, pode fornecer um óleo essencial excelente com diversas aplicações.
Esta planta e outras, assim como todo o manjeo de produção de aromáticas está no livro Guia de Produção para plantas medicinais, aromáticas e flores comestíveis que pode ser adquirido acessando o seguinte link: www.cattleya.com.br 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Curso de Jardinagem e Paisagismo


A Cattleya, Assessoria e Consultoria Agronômica Ltda. está divulgando seu Curso de Jardinagem e Paisagismo para todas as pessoas que apreciam plantas e trabalham com elas. 
Data estimada:12/03 a 21/05 de 2012
Dia da semana: segundas-feiras
Horário: 8-12:00 horas
Carga horária: 4 horas/aula
Total: 48 horas de curso
Local: Porto Alegre-RS
Visite o site: www.cattleya.com.br
Vagas limitadas.Fornecemos polígrafo e certificado da empresa
Venha fazer parte de um grupo alegre, entusiasmado, que aprecia flores e a natureza. Ensinamos o manejo de plantas, nutrição, critérios de sustentabilidade e como realizar um projeto de paisagismo sustentável.

Início do ano

Centradenia sp., herbácea perene rasteira da Família Melastomataceae. Excelente como planta pendente ou rasteira para cobertura vegetal em lugares sem pisoteios. Esta planta floresce na primavera saudando o início das estações quentes do ano e é com ela que inicio nova jornada este ano de 2012. Planos, sonhos, desejos, alegrias. Um ano novinho para gerenciar!