Miriam Stumpf escreve...

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Substratos
São chamados de substratos os materiais que podemos utilizar para cultivar plantas. Alguns também podem ser usados para cobertura de canteiros e vasos, quando então passam a fazer parte da decoração.     


          Casca de pinheiros - é proveniente da indústria de produção de madeira, resíduo que tem sido aproveitado após pesquisas, como ornamento de jardins e mais recentemente como substrato para produção de estacas de plantas. Seu pH é baixo: 3,7 e apresenta relativa retenção de água nas granulometrias menores como as de 5 a 7 mm. Apresenta grande quantidade de tanino e lignina e deve ser parcialmente decomposta e sofrer lixiviação para evitar que afete o desenvolvimento das plantas. Coloque as casacas num recipiente com água e troque umas dez vezes, descartando a água. Para economizar água potável armazene antes e use água da chuva. 


   Casca ou pó de coco, coxim - oriundo da indústria de beneficiamento do coco ou de recolhimento em locais de uso do produto in natura, foi pesquisado e tem sido utilizado pelos produtores para substrato de produção de sementeiras e estacas. Também como substrato para cultivo de orquídeas e mistura para bromélias. Contem lignina, celulose,tanino e hemicelulose, fração esta facilmente decomposta pelos micro-organismos. Na casca há compostos tóxicos de cloreto de potássio, que é inibidor de crescimento, sendo necessário lavar o material para lixiviar. Pode ser fornecido com várias granulometrias de 2,0 a 0,50 mm.  Contém nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, sódio, cálcio, cobre, manganês, zinco e matéria orgânica. Sua densidade apresenta aumento ao longo do tempo, bem como a retenção de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário