Miriam Stumpf escreve...: dezembro 2011

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Presente de Natal

Laelia purpurata, uma das orquídeas mais lindas do meu acervo. Meu presente todos os Natais. Sua cor e seu perfume são inigualáveis. O interessante de cultivar orquídeas é que ao se aproximar a data do florescimento de cada muda, ficamos ao seu redor, aguardando para ver a emissão do primeiro botão, a abertura da primeira flor. O jardim fica mais bonito e perfumado...Muito bom!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Mensagem de Boas Festas

Rhododendron smirnovi

Rhododendron smirnovi, a azaléia de flores em buquês. Pouco cultivada ainda em paisagismo, adequada a regiões mais frias do país. É um arbusto de grande porte e seu florescimento é na primavera, após o das azaléias que conhecemos (Rhododendron simsii). Apropriado para grandes espaços, pode chegar a 2,0 m de altura e tem grande diâmetro de copa. A cor de suas flores combina com plantas de flores em rosa mais forte ou brancas.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O louro

Laurus nobilis, o loureiro. Além de participar de deliciosas receitas para aromatizar carnes, peixes e o brasileiríssimo feijão, o louro é considerado medicinal, para chás terapêuticos como estimulante do apetite, para cólicas e flatulência. O óleo essencial é extraído das folhas por pressão a frio e contém lineol, cânfora, geraniol e ácidos graxos, entre outros elementos.

Da história: por sementes encontradas em Pompéia foi possível estabelecer a data da catástrofe que se abateu sobre o local e seus habitantes. Como o florescimento do loureiro é na primavera e os frutos surgem no mês de novembro, sabe-se que foi neste mês no ano de 79 AC que a cidade foi arrasada.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lavanda

Lanvandula stoechas, a lavanda espanhola é uma das mais bonitas para a ornamentação de jardins. Flores cor de violeta, pequenas, reunidas em inflorescência do tipo espiga, com um grupo de brácteas coloridas na ponta como um cocar. Além disto é também uma das espécies que são matéria prima para extração do óleo essencial de lavanda usado em perfumaria e fitoterápicos. Este óleo tem uma série de propriedades medicinais também, como o uso no tratamento de dores musculares, enxaquecas,etc..