Miriam Stumpf escreve...: junho 2010

Benvindos!

Neste espaço divulgo meus trabalhos, textos e eventos.
Por gentileza, não faça cópia dos textos ou das fotos, obrigada!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Guia de Produção de Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis


Plantas aromáticas e medicinais fazem parte da medicina poppular desde longa data, com o uso de chás e temperos culinários.Com as pesquisas chega-se à veracidade ou desmitificação sobre elas. Plantas comuns, ornamentais e frutíferas têm potencial de uso para fabricação de remédios, perfumaria e alimentos, são abordadas neste livro, assim como sua descrição, modo de cultivo e potencial fitoterápico.  Garanta já o seu, único do gênero no país. Livro 250 pág., fotos e aquarelas coloridas.Valor R$85,00 para qualquer cidade do Brasil (taxa de correio incluída) . Para o exterior contate antes.Contato:cattleya.consultoria@gmail.com  


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Viola tricolor, o amor que é perfeito e amado por todos. Suas flores encantam e sua carinha de gato faz o encanto das pessoas. Pode ser cultivado a partir de abril e algumas cidades aqui do Sul usam esta planta até para ornamentar as calçadas e passeios públicos.
   As flores de amores-perfeitos são comestíveis. Podem ser produzidas por cultivo orgânico e é um nicho de mercado de produção. Restaurantes e delicatessen, bem como confeitarias podem utilizar este produto.
   Cultivar ao sol em vasos ou canteiros bem adubados e preparados.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Gardenia jasminoides, floração primavera.Com estes dias frios, precisamos nos rodear de flores que lembram uma estação mais amena. 

Para quem estranhar a assinatura na foto, comento que minhas fotos e meus textos  têm sido colocados em blogs e sites na internet sem permissão. Considero um abuso e um desrespeito ao meu trabalho. Fico triste também porque quem faz isto diminui a sua alma e poderia ser tão diferente! Estudar as plantas, fotografá-las  traz alegria e interação com a natureza.

domingo, 6 de junho de 2010

Rhododendron simsii var.Nana -Azaléia pequena
Gosto muito de azaléias, são flores bonitas, de cores lindas, encantam a todos e produzem no jardim pinceladas de cor. São tóxicas, no entanto, cuidado com crianças e cachorrinhos que gostam de morder plantas.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Jardins modernos




   O que se considera um jardim moderno? Muitos acreditam que aquele ar minimalista de 2 coqueiros,uma porção de moréias, uns caminhos de pedriscos são um grande projeto de paisagismo. Um jardim bonito passa pelo projeto paisagístico, de forma a tirar partido do local, com suas peculiaridades, clima, tipo de vegetação natural, acidentes de terreno como elevações, árvores já existentes,etc. Plantas nativas, combinações de forma a harmonizar cores,  texturas e formatos, com a adição de árvores ou arbustos frutíferos, a colocação de plantas aromáticas. Havia o conceito de que plantas aromáticas eram somente para cozinha e chás. Atualmente, elas fazem parte da seleção de plantas para um projeto, pelas suas formas que embelezam qualquer espaço.

   Tanta diversidade de plantas num projeto? Como condizer e equilibrar tanta informação? O conhecimento de plantas é a base do paisagismo, muito mais que definir caminhos e formas de maciços de plantas. Conhecendo a planta, sua origem, como se comporta ao longo do ano, saberemos se esta planta serve para nosso projeto. O jardim moderno passa a ser objeto de estudo de ambientalistas, interessados na sustentabilidade do ambiente. Um jardim é dinâmico, visitado por pessoas, animais domésticos e fauna selvagem. Há insetos, pássaros. Equilíbrio. Esta é a chave. Um jardim bem projetado, com espécies adequadas ao ambiente, será bonito e saudável ao longo dos anos, tornando-se  um ponto de encontro de todos seus frequentadores.